quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Memorial reflexivo

MEMORIAL REFLEXIVO

Ap�s conhecimentos e manuseio do material digital vi a import�ncia desses instrumentos no desenvolvimento das atividades pedag�gicas, Segundo Pedro Demo em sua palestra �Os desafios da linguagem do s�culo XXI para a aprendizagem na escola�, Os maiores desafios que professores e alunos enfrentam envolvendo essa linguagem � que a escola esta distante das tecnologias levando as crian�as a gostarem menos da escola porque acham que aprendem melhor na internet. As novas alfabetiza�es est�o entrando em cena, e o Brasil n�o esta dando muito import�ncia a isso estamos encalhados no processo de ler, escrever e contar. Na escola, a crian�a escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo pensando nessa hip�tese � que precisamos buscar maiores conhecimento enriquecer nossa pratica assegurando a permane�a dos alunos na escola, para isso contamos com o apoio e compreens�o das tutoras do NTE da DRE de Tocantin�polis: Maria de F�tima campos e Raimunda pereira Brito.
A an�lise e manuseio do material digital nos permitem compreender o funcionamento, perder o medo de manipul�-los e ser criativa no planejamento das aulas tornado-as din�micas e l�dicas.
O curso ensinado e aprendendo com as TIC deu-me subs�dios para enfrentar os obst�culos da nova linguagem tornado-me mais segura na analise, planejamento e execu�o de minhas aulas. Para Moram (1994, p.44). Todos os sentidos s�o acionados, o nosso ser como um todo � atingido, ou seja, os meios nos atingem por caminhos diferentes simultaneamente: tanto a l�gica racional quanto a anal�gica recebe um apoio continuo da l�gica sensorial-emocional. A televis�o nos� toca�, nos atinge, na rela�o imagem palavra musica, afetivamente, desperta emo�es imediatas que orientam a compreens�o de realidade no n�vel anal�gico e/ ou conceitual. Em suas palavras: �todo o nosso ser � atingido e n�o s� a intelig�ncia. Da� a sua for�a.�
Para que os alunos permane�am na escola � necess�rio que haja integra�o no ambiente escolar, envolvimento dos pais no processo ensino aprendizagem e principalmente que o educador enrique�a mais suas aulas utilizando todos os instrumentos digitais dispon�veis, permitindo assim, uma aprendizagem significativa. E o material digital garante essa moderniza�o e qualidade ao ensino tornando o aluno agente ativo de seu pr�prio conhecimento atrav�s de pesquisas e manuseios dos aparelhos eletr�nicos.
De acordo o Programa de Apoio a Leitura e Escrita (PRALER) �Uma compet�ncia � algo que se desenvolve por toda a vida. Jamais cessa de ser desenvolvida.� Nessa sentido � necess�rio que o professor tenha abertura e flexibilidade para relativizar sua pratica e as estrat�gias pedag�gicas, com vistas a propiciar aos alunos a reconstru�o do conhecimento .O compromisso educacional do professor � justamente saber o que, como, quando e por que desenvolver determinadas a�es pedag�gicas.� E para isso � fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedag�gica� diz Maria Eliza -Bette Brisola Brito Prado.
A tecnologia � uma categoria conforme Bento Duarte da Silva, para o autor �esta comunica�o parte da analise s�cio cultural que as TIC n�o s�o apenas meros instrumentos que possibilitam a emiss�o/ recep�o deste ou aquele conte�do informativo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas- a ecologia - das sociedades. Hoje, a tecnologia n�o p�ra de penetrar nas nossas vidas, colocou-nos a viver num novo mundo, de tal modo que a express�o Sociedade da Informa�o passou a ter um uso corrente para identificar o novo tempo civilizacional�.
Neste prop�sito cabe-nos concluir dizendo que o mundo tecnol�gico que vivemos j� tomou conta de todos os setores da vida e cabe a todas moldar o comportamento para o uso consciente e necess�rio dos recursos que o universo da tecnologia nos envolve. Esse envolvimento parte dos benef�cios que esses meios podem nos oferecer, tendo em vista um universo de facilidades, por�m a razoabilidade deve estar presente em nossas a�es para que essas facilidades n�o se transformem em dificuldades e assim venhamos a nos prejudicar com o mau uso desse mundo tecnol�gico.
O uso pedag�gico das TIC exige que o professor seja um profissional reflexivo e construtivo capaz de diagnosticar situa�es complexas de ensino aprendizagem, de tomar decis�es adaptadas � realidade concreta de ensino e, simultaneamente, como um autor capaz de recriar e melhorar as suas pr�prias a�es. A p�s participar deste curso posso afirmar que as tecnologias trouxeram grandes contribui�es para minha pr�tica docente.
Hoje me sinto capaz de trabalhar atrav�s de projetos educacionais usando os recursos tecnol�gicos, �um educador n�o � um ser humano perfeito mais algu�m que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender�, em conformidade com este pensamento que posso ir mais al�m do que tenho ido e acredito ser� bem mais atrativa para o alunado, haja vista que a aula dessa forma ter� melhores resultados, pois conta com a participa�o ativa dos alunos.

Um comentário:

  1. Paizinha magníficas considerações, vc simplesmente arrasou, gostei bastante quando vc pontuou "O uso pedagógico das TIC exige que o professor seja um profissional reflexivo e construtivo capaz de diagnosticar situações complexas de ensino aprendizagem, de tomar decisções adaptadas e realidade concreta de ensino e, simultaneamente, como um autor capaz de recriar e melhorar as suas próprias artes".

    Parabés e grandes sucessos na sua vida profissional e social!!

    Fátima Campos

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