segunda-feira, 13 de setembro de 2010

RELATÓRIO DA AULA

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ESCOLA EST. PROFª ALDENORA ALVES CORREIA
MARIA DA PAZ OLIVEIRA

Relatório da Aula

No dia 04 de agosto de 2010 foi ministrado duas aulas de Ciências na Escola Est. Profª Aldenora Alves Correia no 1º ano no turno vespertino, que tem como profª regente: Selene Gomes Silva, na qual estavam envolvidas as seguintes profª : Terezinha Luz, Maria Nadir , Maria da Paz e Cléria Viana.
Essas duas aulas tiveram como objetivo apresentar o conteúdo já trabalhado pela professora , através de recursos digitais e o assunto principal foi foi a Preservação Ambiental do0 planeta Terra.
Os recurso educacionais utilizados nestas aulas foi o Vídeo: de onde vem o papel e o plástico. O vídeo possibilitou aos alunos reconhecerem a origem de cada um desses componentes e despertar a curiosidade para os fatores que fazem parte do processo tecnológico dos mesmos.
O desenvolvimento das aulas despertou muita curiosidade nos alunos, na qual tivemos a oportunidade de mostrar aos alunos um pé de eucalipto que é a árvore de onde se origina o papel e eles puderam também entender que o processo de transformação do eucalipto em papel,exige instrumentos tecnológicos encontrados na agricultura e indústria moderna, foi também explorados a eles que dessa mês árvore é produzido remédios caseiros, desinfetantes entre outros que por sua vez são causadores da poluição do ambiente depois de descartados.
As crianças também descobriram que o plástico se origina do pétrolio o qual é misturado com outros componentes para produzir o plástico. Eles ficaram impressionados quando descobriram que o plástico apesar de ter serventia para o nosso dia-a-dia, após ser descartado é um dos maiores agressores e poluidores da natureza e demora muito par ser destruído pela mesma.
Neste propósito, percebemos que as crianças ficaram muito interessadas na aula quanto aso poucos passaram a descobrir que o processo de fabricação do papel e do plástico de dá através de recursos tecnológicos e são retirados da natureza, percebendo assim a sua participação consciente na utilização destes objetos , a importância da reciclagem, bem como os benefícios de um ambiente preservado para a nossa vida.


Tocantinópolis, 04 de agosto de 2010.

Um comentário:

  1. Boa tarde Professora Paizinha!

    Parabéns pelo seu trabalho.

    Acredito muito no trabalho pedagógico com uso das TIC, vejo que a senhora planejou muito bem a sua aula e realmente obteve um ótimo resultado no aprendizado dos seus alunos.

    ResponderExcluir