terça-feira, 25 de maio de 2010

Recursos Tecnológicos

TECNOLOGIA NA SALA DE AULA


O Ministério da Educação-MEC, criou a Secretaria de Educação a Distância para formentar o uso das Tic nos processos de ensino-aprendizagem e promover a pesquisa e o desenvolvimento de novos conceitos e praticas nas escolas publicas brasileiras sendo assim temos que nos aperfeiçoar no uso das tecnologias, buscando sempre transformar as informações em conhecimentos para poder orientar melhor nossos alunos.
A tecnologia é um valioso auxilio em nossa pratica, possibilitando que o aluno assimile de forma prazerosa os conteúdos, quando adequadamente utilizado, facilita de maneira excessiva o nosso trabalho.
Há muito tempo a tecnologia vem encabeçando a lista de materiais pedagógicos, por ser pratica e eficiente no que se propõe a trabalhar nas diversas area do currículo. No entanto, seu principal objetivo é o de ser utilizado como meio de pesquisa, desenvolvendo a coordenação motora fina por meio de atividades de construção e possibilitando o exercício da capacidade criativa.
Falando em tecnologia nos nossos dias atuais posso ver quantas mudanças vem acontecendo no contexto escolar. Pois diante de tantas mudanças a escola tem buscado ao longo dos anos inovar e por que não dizer atualizar-se tecnologicamente.
Vejo que cada dia o professor vem buscando aprimorar e enriquecer seus conhecimentos através da tecnologia, pois diante de tantos avanços temos uma sociedade que procura mecanismo para atender e entender esse contexto social.
Pois vivemos em uma sociedade da aprendizagem na qual aprender constitui uma exigência social, onde o ser aprendiz busca desenvolver seu potencial em prol de um conhecimento tecnológico.
Diantes dos avanços tecnológicos presentes em nossa sociedade percebemos que no âmbito educacional os mesmos se tornam cada vez mais relevantes, pois os meios de comunicação já moldaram o pensamento tanto dos educadores quanto dos alunos.
Na sala de aula a tecnologia contribui de forma favorável pois o processo de aprendizagem vêm sofrendo transformações em que o uso do livro didático, do caderno e do quadro-giz, se tornaram instrumentos do aluno frente a assimilação do conteúdo.
Neste propósito, vê-se uma grande importância a formação do professor para lidar com esse processo tecnológico para que os avanços possam se tornarem significativos e o aluno possa se sentir atraído ao processo de ensino e aprendizagem.

Um comentário:

  1. oi amiga passei só para lhe dá um alô...seu texto está ótimo, nós temos que estarmos sempre nos renovando com relaçao as tecnologias.

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